Sábado, 19 de Fevereiro de 2011

Olá, boa noite!

Tal como prometido, aqui ficam algumas notas suscitadas pelas reuniões mantidas hoje com todos os grupos. Este texto não tem a preocupação de articulação/ligação entre os tópicos abordados (esse é o trabalho a desenvolver na UC de MAC :)), i.e., vou escrever, de forma livre. sobre alguns aspectos que considero importantes, desenvolvendo alguns e outros não.

- Em primeiro lugar quero dar-vos os parabéns pelo trabalho que, de forma mais ou menos explícita nas ferramentas que estamos a utilizar, têm vindo a desenvolver. Tal como reiterei em todas as reuniões, estes trabalhos que implicam uma articulação inter-grupos têm fases distintas e, por isso, é perfeitamente natural que neste momento estejam mais focados nas discussões dentro dos vossos grupos e num trabalho de leitura exploratória e de delimitação de conceitos.

- Em segundo lugar, devo dizer que a comunicação via skype de hoje foi um desafio constante. Intelectual e tecnológico. Do ponto de vista dos conceitos devo dizer que foi um prazer discutir convosco, de forma aberta e descomplexada, apaixonada mas rigorosa, estas questões. Do ponto de vista tecnológico quero, desde já, pedir desculpa se não consegui ouvir algumas das vossas questões/comentários mas a qualidade da ligação foi, em algumas ocasiões, muito fraca e apenas conseguia ouvir palavras isoladas que tentei situar num contexto. O mais provável é que tenha batido ao lado mas ficou a intenção :).

- Um aspecto relevante e transversal nas reuniões com todos os grupos está relacionado com as minhas dúvidas relativamente ao que deve ser esta oferta formativa. Devo dizer - pelos conceitos abordados e pela "paixão" com que foram abordados - que não tenho certezas quanto ao facto da oferta ter, necessária e obrigatoriamente, um enquadramento curricular. À medida que as conversas se foram desenrolando não pude deixar de pensar que sendo a proposta a de um espaço de reflexão, integrador, promotor de colaboração e partilha entre agentes com diferentes perfis - i.e., uma comunidade de aprendizagem para alunos e professores sobre a temática da integração pedagógica das TIC - uma disciplina aberta, projectual, de valorização da experiência faz algum sentido. O que acham? Gostava muito de vos "ler" acerca disto.

- Uma outra questão relevante está relacionada com a valorização do processo (experiência, se quiserem) de aprendizagem em detrimento do(s) produto(s). Essa pareceu-me uma preocupação generalizada e que eu também partilho. No entanto, devo alertar-vos para o facto de estarmos altamente condicionados por aquilo que é um mindset formalista e "politic" e termos pouca flexibilidade para olharmos para estas questões de uma forma aberta e com perspectivas "novas". Fica o alerta!

- Uma outra questão transversal à conversa com os grupos diz respeito à granularidade da abordagem que vamos realizar. Esta granularidade tem reflexos óbvios no discurso e na sua coerência e deve resultar de uma negociação e afinação participada por toda a turma.

- Os conceitos que abordámos hoje (abertura, PBL, PAL, peer assessment, desenho de experiências de aprendizagem, social and ecology learning, interacção, colaboração, partilha, cultura digital, tecno-capital, literacias, entre tantos outros) são, em si mesmo, desafiadores e motivadores. O maior desafio, contudo, é integrá-los de forma consequente (na dimensão de policy) nesta oferta que estamos a trabalhar. A palavra-chave é mesmo essa: integração. Não nos devemos esquecer que o principal "problema" a que queremos dar resposta está relacionado com a falta de integração (de organização do trabalho, disciplinar e tecnológica) da formação inicial (e também contínua) de professores. Força com essas ideias!

- Um aspecto que também foi abordado de forma consensual foi o da valorização do conceito de comunidade e de mudança do paradigma vigente. Não posso estar mais de acordo e vou ter muito prazer em perceber como é que vão materializar esta ideia.

- Finalmente, questões mais logísticas. Como fui dizendo, este é o momento para uma fortíssima articulação e comunicação entre todos os grupos, de forma a podermos definir uma linha de rumo (negociada mas consensual). Se considerarem que isto é muito difícil (ou mesmo impossível) de operacionalizar online estou disponível para uma sessão presencial na próxima 6ª feira, da parte da manhã.

Fico a aguardar os vossos comentários e a discussão (entre todos) destes e de outros aspectos que, com o sono, com quase toda a certeza me esqueci de referir :)

Bom trabalho!


Arquivado em: , , ,


Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds