Domingo, 20 de Fevereiro de 2011

Depois de muita discussão interna, o grupo do “Plano estratégico” relativamente à (muito pertinente) sistematização do grupo 3 das nossas angústias, consideramos que:

1) Estamos a propor um guião para uma UC ou para um Suplemento ao Diploma?
A posição do nosso grupo relativamente a esta questão também se divide. Por um lado uma UC garantia que TODOS os alunos, à partida, pudessem adquirir competências para uma integração reflexiva das TI nos processos de ensino e de aprendizagem. O processo de adequação dos planos de estudos a uma nova UC pode ser algo complexo. Naturalmente que este é um problema institucional mas que pode ser ultrapassado com o factor relevância à cabeça: tudo dependerá das “vontades”. Não obstante, e apenas na impossibilidade de ser uma UC (pelos motivos explicitados), pode-se equacionar numa fase transitória um SD.
2)  Público-alvo
Pensamos que independentemente de ser uma UC ou um SD, os alunos directamente envolvidos serão os do 1º ano de mestrado. Mas sendo uma comunidade aberta, os outros alunos poderão participar mas com um role-playing diferente. Isto implica que não “capitaliza” em termos de SD/UC mas não lhes está vedado o usufruto (e o privilégio!) da participação nesta comunidade.
3)  Hand-on
Depois da discussão da sessão presencial ficou claro para nós que este problema não se coloca. Todos os alunos já criaram contas de email, perfil no facebook (ou outro) e já estarão familiarizados com o modo de funcionamento das ferramentas ou seja a existência de mecanismos de confirmação, back-office e de front-office (mesmo que não saibam exactamente o que significam). Bastará uma interacção com o professor ou mesmo a nível de peer to peer para que estas questões sejam transparentes. Em suma, é perfeitamente pacífico que nesta UC/SD os alunos já tenham estas competências.
Após a nossa tomada de posição relativamente a estas questões colocamos outras à discussão:
a)      Onde será definido a proposta de projecto?
b)      Como promover a integração com as outras UCs?

[Grupo 3 - Plano Estratégico]


Arquivado em: ,


4 comentários:
De martapinto a 20 de Fevereiro de 2011 às 21:08
Quando falam em role-playing ', o que querem dizer exactamente? Pelo que entendo como uma das etapas do role-playing ', inclui a representação de diferentes papéis para compreender os diferentes comportamentos sociais. Se for isto que pretendem incluir na comunidade, eu gostaria de ler o desenho dessa proposta pois neste momento estou reticente com a mesma, certa que se deve ao desconhecimento ainda da vossa ideia mais completa.
Até breve :)


De fpais a 20 de Fevereiro de 2011 às 21:54
Olá!
A melhor forma de explicaré tomando o exemplo desta comunidade! Temos pelo menos dois observadores (Carlos Santos e Mónica Aresta) que sabemos que estão a acompanhar o desenrolar desta UC através das marcas que vão deixando: um like aqui, um comentário ali, ... É um papel diferente do meu, do teu e todos diferentes do Prof LP.
Consegui esclarecer?


De martapinto a 21 de Fevereiro de 2011 às 00:17
Fátima :) Gostava de te responder que fiquei esclarecida hihihihi mas não posso ainda ;) OK, precisamos todos de um pouco mais de tempo para aprofundar alguns conceitos obviamente (nós grupo 2 também). Mas pela tua resposta percebo que ou temos ideias diferentes sobre o que é 'role-playing' ou a minha costela das artes não está a chegar para imaginar o cenário dos observadores que tentaste desenhar :) Continuo com a necessidade de perceber mais detalhadamente qual o entendimento que o vosso grupo tem de 'role-playing' neste contexto. Vou pesquisar também mais um pouco :) até breve!


De fpais a 21 de Fevereiro de 2011 às 09:46
Olá!
Se calhar é mesmo melhor falarmos (via skype)! Já me tinha apercebido do problema da definição do conceito. É mesmo a tua costela das artes:) (ou a minha falta dela)!


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds