Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011
No dia 21-02 e 23-02 em reunião via Skype e Zorap, a primeira das quais se organizou por iniciativa espontânea do grupo3 que já tinha manifestado essa vontade, motivando todos os presentes naquele momento no Skype para a tentativa de uma reunião colectiva, apesar dos problemas técnicos que se previam. Ficamos indecisos por não estarmos os 11 presentes na primeira reunião mas era preciso agir e aproveitamos a oportunidade. Como doutorandos em Multimédia em Educação conseguimos ultrapassar os desafios técnicos de reunir 9 pessoas no zorap. Às colegas Anna e Rosa que naquele momento de entusiasmo colectivo não se encontravam online, enviamos hoje o que foi possível definir ontem na reunião, sendo que obviamente não avançamos para a parte da avaliação, adiando para quando estivessemos todos na segunda reunião.
Resumo do que ficou acordado nas reuniões:
- Estamos a propor um guião para uma Unidade Curricular do 1º ano do mestrado, no 1º semestre. Público-alvo: os alunos a frequentar a UC. Tempo de duração da UC: 2 aulas por semana, cada aula com 2h de duração. A UC será leccionada em b-learning, sendo 50% presencial e 50% online. A UC é integradora.
- No ‘Enquadramento’ acrescentando ao trabalho já desenvolvido: definição da estrutura, dos objectivos e metas da UC; abordagem da metodologia de projecto. Será também incluída uma breve descrição (a nível macro) do funcionamento de toda a UC.
- Para o ‘Conteúdo’ foi consensual a abordagem: a partir das competências no ponto 2.2 já proposto na wiki definir os conteúdos; acrescentar metodologia de projecto; grupos de ferramentas da web e web2.0. Será também este grupo que irá definir as competências que se espera que os alunos desenvolvam e adquiram.
- Para o grupo ‘Estratégias’: definida a criação de uma comunidade de aprendizagem na qual os alunos da UC vão participar, assim como os ‘mentores’ voluntários; “role-playing”; utilização dos fundamentos do serious games; User experience; UC orientada às actividades e ao produto; PLE, e-portfolio. Também caberá a este grupo definir uma planificação que relacione os conteúdos, os tempos e as estratégias e a avaliação.
- Avaliação: Uniformizar o termos Professor e Aluno; Listar boas práticas de avaliação; substituir os deveres do professor pelas definição (a nível macro) do perfil/competências do professor numa lógica mais aberta permitida pela web 2.0; Avaliação irá abranger: professor, o aluno, o curso; Avaliação diagnóstica do aluno (exclui as ferramentas) orientada às percepções do que os alunos pensam ser o professor que usa as TIC; Necessidade de esclarecer os conceitos de avaliação formativa/contínua/sumativa; Considera-se que existirão momentos (eventualmente ligados com o desenvolvimento do projecto) em que haverá uma avaliação sumativa (quantitativa) e uma avaliação formativa (qualitativa e construtiva); Ficou ainda em aberto se a avaliação feita pelos pares e pelos mentores terão um peso efectivo na avaliação sumativa, e se tiver um peso este será reflectido na avaliação do aluno que avalia o colega (avaliando as suas capacidades para avaliar) ou implicará directamente na avaliação do colega avaliado (aqui pedimos ajuda ao Professor Luís Pedro); incluir a avaliação do aluno inclui a avaliação das interacções.
Perante este entendimento, fruto de longa horas de negociação em que se registaram algumas baixas temporárias, o Grupo de PDMME, a jeito de movimento organizado, lança um repto ao professor formulado numa simples questão: "o ke axa?"
Assim consideramos que não será necessária uma reunião presencial na UA nesta sexta.
[Post assinado pelos 4 grupos]
De
fpais a 24 de Fevereiro de 2011 às 01:40
Dado o adiantado da hora o grupo do Plano Estratégico pronuncia-se no sentido infra:
"Eu axo ké benhe!!"
De
lpedro a 24 de Fevereiro de 2011 às 09:44
Parabéns pelo trabalho e pelo esforço de síntese.
Em termos gerais parece-me muito bem, ainda que tenha alguma curiosidade em perceber a lógica de articulação que vão construir entre alguns destes aspectos. Para quem anda nisto já há algum tempo é perceptível um fio condutor latente que me agrada (não teria de agradar mas o que é facto é que me agrada).
No que diz respeito à pergunta concreta relativa à avaliação, eu diria que em abstracto se deveria reflectir nos dois. Muito sucintamente (se quiserem eu depois posso desenvolver mais), os princípios de openness e de autonomia devem ter um reflexo abrangente em TODOS os agentes e a avaliação deve ser entendida, do meu ponto de vista, como um dever e como um direito.
Por outro lado, e de forma relacionada, esse modelo poderá ter a virtude de inverter o modelo tradicional de um-para-muitos para um modelo de muitos-para-muitos, logo mais participado, logo mais perto de traduzir a realidade e a natureza multi-funcional da comunidade que querem ajudar a construir. Parafraseando uma expressão feliz que li algures, "o kék axam?"? :)
Amanhã estarei online por volta das 9h para reunir com os grupos.
Continuação de bom trabalho!
"A avaliação como um dever e como um direito" - gostei :)
O grupo da avaliação estará disponível a partir das 10 horas.
De
fpais a 24 de Fevereiro de 2011 às 10:53
O grupo do Plano estratégico pretendia que a reunião fosse à tarde e o mais tarde possível Podemos apontar para as 18 horas, mas ajuste PF . Trata-se de uma preferência e não de uma limitação.
O grupo 2 ("Conteúdos") gostaria de reunir com o professor às 11 horas.
Olá
O grupo 1 pode entrar pelas 09:30.
Estaremos online e aguardaremos contacto.
Até amanhã.
De
lpedro a 24 de Fevereiro de 2011 às 22:52
Ok, aqui fica a agenda para amanhã:
09h30: grupo Enquadramento
10h00: grupo Avaliação
11h00: grupo Conteúdos
19h00: grupo Plano Estratégico
Ate amanhã!
Comentar post