Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011

No dia 21-02 e 23-02 em reunião via Skype e Zorap, a primeira das quais se organizou por iniciativa espontânea do grupo3 que já tinha manifestado essa vontade, motivando todos os presentes naquele momento no Skype para a tentativa de uma reunião colectiva, apesar dos problemas técnicos que se previam. Ficamos indecisos por não estarmos os 11 presentes na primeira reunião mas era preciso agir e aproveitamos a oportunidade. Como doutorandos em Multimédia em Educação conseguimos ultrapassar os desafios técnicos de reunir 9 pessoas no zorap. Às colegas Anna e Rosa que naquele momento de entusiasmo colectivo não se encontravam online, enviamos hoje o que foi possível definir ontem na reunião, sendo que obviamente não avançamos para a parte da avaliação, adiando para quando estivessemos todos na segunda reunião.

Resumo do que ficou acordado nas reuniões:

  1. Estamos a propor um guião para uma Unidade Curricular do 1º ano do mestrado, no 1º semestre. Público-alvo: os alunos a frequentar a UC. Tempo de duração da UC: 2 aulas por semana, cada aula com 2h de duração. A UC será leccionada em b-learning, sendo 50% presencial e 50% online. A UC é integradora.
  2. No ‘Enquadramento’ acrescentando ao trabalho já desenvolvido: definição da estrutura, dos objectivos e metas da UC; abordagem da metodologia de projecto. Será também incluída uma breve descrição (a nível macro) do funcionamento de toda a UC.

  3. Para o ‘Conteúdo’ foi consensual a abordagem: a partir das competências no ponto 2.2 já proposto na wiki definir os conteúdos; acrescentar metodologia de projecto; grupos de ferramentas da web e web2.0. Será também este grupo que irá definir as competências que se espera que os alunos desenvolvam e adquiram.

  4. Para o grupo ‘Estratégias’: definida a criação de uma comunidade de aprendizagem na qual os alunos da UC vão participar, assim como os ‘mentores’ voluntários; “role-playing”; utilização dos fundamentos do serious games; User experience; UC orientada às actividades e ao produto; PLE, e-portfolio. Também caberá a este grupo definir uma planificação que relacione os conteúdos, os tempos e as estratégias e a avaliação.
  5. Avaliação: Uniformizar o termos Professor e Aluno;  Listar boas práticas de avaliação; substituir os deveres do professor pelas definição (a nível macro) do perfil/competências do professor numa lógica mais aberta permitida pela web 2.0; Avaliação irá abranger: professor, o aluno, o curso; Avaliação diagnóstica do aluno (exclui as ferramentas) orientada às percepções do que os alunos pensam ser o professor que usa as TIC; Necessidade de esclarecer os conceitos de avaliação formativa/contínua/sumativa; Considera-se que existirão momentos (eventualmente ligados com o desenvolvimento do projecto) em que haverá uma avaliação sumativa (quantitativa) e uma avaliação formativa (qualitativa e construtiva); Ficou ainda em aberto se a avaliação feita pelos pares e pelos mentores terão um peso efectivo na avaliação sumativa, e se tiver um peso este será reflectido na avaliação do aluno que avalia o colega (avaliando as suas capacidades para avaliar) ou implicará directamente na avaliação do colega avaliado (aqui pedimos ajuda ao Professor Luís Pedro); incluir a avaliação do aluno inclui a avaliação das interacções.

Perante este entendimento, fruto de longa horas de negociação em que se registaram algumas baixas temporárias, o Grupo de PDMME, a jeito de movimento organizado, lança um repto ao professor formulado numa simples questão: "o ke axa?"

Assim consideramos que não será necessária uma reunião presencial na UA nesta sexta.

 [Post assinado pelos 4 grupos]


Arquivado em: ,


8 comentários:
De fpais a 24 de Fevereiro de 2011 às 01:40
Dado o adiantado da hora o grupo do Plano Estratégico pronuncia-se no sentido infra:
"Eu axo ké benhe!!"


De lpedro a 24 de Fevereiro de 2011 às 09:44
Parabéns pelo trabalho e pelo esforço de síntese.
Em termos gerais parece-me muito bem, ainda que tenha alguma curiosidade em perceber a lógica de articulação que vão construir entre alguns destes aspectos. Para quem anda nisto já há algum tempo é perceptível um fio condutor latente que me agrada (não teria de agradar mas o que é facto é que me agrada).
No que diz respeito à pergunta concreta relativa à avaliação, eu diria que em abstracto se deveria reflectir nos dois. Muito sucintamente (se quiserem eu depois posso desenvolver mais), os princípios de openness e de autonomia devem ter um reflexo abrangente em TODOS os agentes e a avaliação deve ser entendida, do meu ponto de vista, como um dever e como um direito.
Por outro lado, e de forma relacionada, esse modelo poderá ter a virtude de inverter o modelo tradicional de um-para-muitos para um modelo de muitos-para-muitos, logo mais participado, logo mais perto de traduzir a realidade e a natureza multi-funcional da comunidade que querem ajudar a construir. Parafraseando uma expressão feliz que li algures, "o kék axam?"? :)
Amanhã estarei online por volta das 9h para reunir com os grupos.

Continuação de bom trabalho!


De rosa-brigida a 24 de Fevereiro de 2011 às 15:08
"A avaliação como um dever e como um direito" - gostei :)


De rosa-brigida a 24 de Fevereiro de 2011 às 16:09
O grupo da avaliação estará disponível a partir das 10 horas.


De fpais a 24 de Fevereiro de 2011 às 10:53
O grupo do Plano estratégico pretendia que a reunião fosse à tarde e o mais tarde possível Podemos apontar para as 18 horas, mas ajuste PF . Trata-se de uma preferência e não de uma limitação.


De marianamartinho a 24 de Fevereiro de 2011 às 19:08
O grupo 2 ("Conteúdos") gostaria de reunir com o professor às 11 horas.


De ricardoantunes a 24 de Fevereiro de 2011 às 22:31
Olá

O grupo 1 pode entrar pelas 09:30.
Estaremos online e aguardaremos contacto.
Até amanhã.



De lpedro a 24 de Fevereiro de 2011 às 22:52
Ok, aqui fica a agenda para amanhã:
09h30: grupo Enquadramento
10h00: grupo Avaliação
11h00: grupo Conteúdos
19h00: grupo Plano Estratégico

Ate amanhã!


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds