Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011

Olá mais uma vez.

Duas questões logísticas que gostaríamos de colocar à discussão:

1.Por estarmos a trabalhar no enquadramento, sentimos a necessidade de criar uma pequena secção inicial mais introdutória. Nessa secção, será de todo relevante que se apontem as pistas para as partes que cada grupo vai desenvolver.

Como fazer? O nosso grupo poderá desenvolver essa parte (sendo necessário que, assim que possível, nos disponibilizem os tópicos gerais, para que se façam as ligações para as wikis ds grupos) ou, em alternativa, cada grupo desenvolve uma pequena introdução que depois de juntará, para termos um texto único. O que acham? Outra questão relacionada com esta é a localização disso. Podemos incluir essa Introdução na página inicial da wiki (onde estão agora as ligações para as partes), ou no início da secção do enquadramento.

 

2. Apresentações (esta é só para aproveitar o post e irmos pensando no assunto). Tratando-se de um projecto conjunto, e sendo a integração e o trabalho projecto palavras de ordem, a apresentação também deveria ser conjunta, ou não? Poderia escolher-se uma ferramenta que permitisse o acesso de todos e dessa forma estruturar-se-ia sequencialmente...




3 comentários:
De fpkanitar a 25 de Fevereiro de 2011 às 23:58
Em resposta às questões colocadas pelo grupo Enquadramento achamos que, como colocaram, é da vossa competência, e sabemos que a possuem :-). Infelizmente, pensamos que somente poderão escrever quando os grupos estiverem mais adiantados com seus textos na wiki. Faremos o máximo para apresentarmos a nossa proposta do Plano estratégico o mais rápido possível.
Muito pertinente a preocupação sobre a apresentação do trabalho, com certeza, o grupo Plano estratégico está e continuará a pensar numa apresentação que deverá ir de encontro as expectativas de todos os grupos. Esta questão poderá ser definida nos encontros online de todos os grupos, como outras que já foram definidas nestes encontros. :-)


De celia-graca a 26 de Fevereiro de 2011 às 17:11
Olá a todos

Só para acrescentar que nos foi dito pelo Professor Luís Pedro que cada grupo terá 20 minutos para apresentar a sua parte, reservando-se no final um espaço para comentar/reflectir.


De rosa-brigida a 27 de Fevereiro de 2011 às 22:14
Olá grupo enquadramento :))

O grupo avaliação elaborou o seguinte resumo que poderão incluir na secção inicial introdutória:


A avaliação é o elemento central da qualidade e segundo Sultana, Yousuf, Din e Rehman (2011): "Uma educação de qualidade pode assegurar segurança, bem estar e prosperidade para uma nação". De modo nenhum se deve desprezar a componente avaliação se o objectivo for a evolução para a excelência. Esse foi o nosso enfoque, a evolução para a qualidade de excelência: a excelência da unidade curricular integradora, leccionada em todos os mestrados de ensino da universidade de Aveiro, na perspectiva dos seus intervenientes.

Consideramos essencial centrar a avaliação nos principais intervenientes da UC: o professor e os alunos enquanto membros de uma comunidade de aprendizagem. A avaliação acompanha o processo de construção do conhecimento colectivo, e interfere beneficamente na melhoria da qualidade das actividades e produções.

As interacções, elemento essencial da aprendizagem, serão consideradas nas avaliações do professor (interacções professor-alunos) e dos alunos (interacções entre alunos). A partir da análise de alguns modelos de ensino/aprendizagem em rede, focando particularmente as competências do professor e dos alunos, elaboramos uma Proposta de estratégias de avaliação da UC, com o fim de promover a excelência da unidade curricular integradora numa perspectiva micro, isto é, na perspectiva dos alunos e do professor que nela participam.



Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds