Olá
Como sabemos, a discussão de que esta seria uma UC integradora vem sendo feita desde o início. Ainda assim, e porque há aqui a possibilidade de se entender o "integradora" sob várias perspectivas, foi necessário consensualizar o conceito. Depois de alguma reflexão (intragrupo e mais tarde com o grupo Plano Estratégico), chegámos às conclusões já publicadas na wiki. Os nossos agradecimentos às contribuições dadas.
Aqui fica.
UC integradora, em cursos de mestrado (2º Ciclo) que confiram habilitação para a docência (regulados pelo Decreto-Lei nº 43/2007 de 22 de Fevereiro). Neste contexto, entende-se que a noção de unidade curricular integradora passa, fundamentalmente, por duas linhas que se complementam:
i) A unidade curricular integradora integrará os conhecimentos leccionados nas restantes unidades curriculares do curso de mestrado a que pertence;
ii) A estratégia integradora permitirá o desenvolvimento de competências que são transversais, e por isso pertinentes a todas as unidades curriculares, independentemente da área científica do curso de mestrado em que o aluno se encontre.
A natureza duplamente integradora advém do novo paradigma de educação, que se advoga no decorrer desta unidade curricular, apoiado pelo uso da cultura digital em ambiente educativo. Isto significa que se espera, para o sucesso da unidade curricular, que as aprendizagens aqui desenvolvidas não sejam vistas como um fim em si mesmas, mas sirvam de suporte a pedagogias diferenciadas que dão suporte a um projecto que integra, em simultâneo, as várias unidades curriculares do curso. Além disso, espera-se que as diferentes áreas científicas do curso sintam a urgência desta integração, pois doutra forma a UC ficaria esvaziada de sentido.
Esta estratégia integradora visa também proporcionar aos alunos uma visão de como podem integrar a cultura digital nas suas práticas, independentemente da área científica em que venham a ser professores. O objectivo final é o de que estes futuros professores, quando chegarem ao terreno, sejam efectivos agentes de mudança da próxima geração de alunos. Para tal, espera-se que ao longo desta UC os alunos passem por uma experiência de aprendizagem em que a tecnologia seja o motor da mudança. Com essa experiência (e por via dela) espera-se que os futuros professores compreendam que a tecnologia usada em ambiente educacional tem o potencial de mudar os paradigmas de ensino e aprendizagem, trazendo novas abordagens, o que, em última instância, levará a uma efectiva integração da cultura digital (já presente fortemente fora da escola) no contexto dos currículos escolares. Esta integração permitirá ainda a consolidação de uma pedagogia construtivista e colaborativa, apoiada em aprendizagens autênticas.
a_época_de_futebol_acabou_ontem
o_campeonato_acabou_para_o_scp