Quinta-feira, 3 de Março de 2011

Olá

Como sabemos, a discussão de que esta seria uma UC integradora vem sendo feita desde o início. Ainda assim, e porque há aqui a possibilidade de se entender o "integradora" sob várias perspectivas, foi necessário consensualizar o conceito. Depois de alguma reflexão (intragrupo e mais tarde com o grupo Plano Estratégico), chegámos às conclusões já publicadas na wiki. Os nossos agradecimentos às contribuições dadas.

 

Aqui fica.

 

UC integradora, em cursos de mestrado (2º Ciclo) que confiram habilitação para a docência (regulados pelo Decreto-Lei nº 43/2007 de 22 de Fevereiro). Neste contexto, entende-se que a noção de unidade curricular integradora passa, fundamentalmente, por duas linhas que se complementam:

i) A unidade curricular integradora integrará os conhecimentos leccionados nas restantes unidades curriculares do curso de mestrado a que pertence;

ii) A estratégia integradora permitirá o desenvolvimento de competências que são transversais, e por isso pertinentes a todas as unidades curriculares, independentemente da área científica do curso de mestrado em que o aluno se encontre.

A natureza duplamente integradora advém do novo paradigma de educação, que se advoga no decorrer desta unidade curricular, apoiado pelo uso da cultura digital em ambiente educativo. Isto significa que se espera, para o sucesso da unidade curricular, que as aprendizagens aqui desenvolvidas não sejam vistas como um fim em si mesmas, mas sirvam de suporte a pedagogias diferenciadas que dão suporte a um projecto que integra, em simultâneo, as várias unidades curriculares do curso. Além disso, espera-se que as diferentes áreas científicas do curso sintam a urgência desta integração, pois doutra forma a UC ficaria esvaziada de sentido.

Esta estratégia integradora visa também proporcionar aos alunos uma visão de como podem integrar a cultura digital nas suas práticas, independentemente da área científica em que venham a ser professores. O objectivo final é o de que estes futuros professores, quando chegarem ao terreno, sejam efectivos agentes de mudança da próxima geração de alunos. Para tal, espera-se que ao longo desta UC os alunos passem por uma experiência de aprendizagem em que a tecnologia seja o motor da mudança. Com essa experiência (e por via dela) espera-se que os futuros professores compreendam que a tecnologia usada em ambiente educacional tem o potencial de mudar os paradigmas de ensino e aprendizagem, trazendo novas abordagens, o que, em última instância, levará a uma efectiva integração da cultura digital (já presente fortemente fora da escola) no contexto dos currículos escolares. Esta integração permitirá ainda a consolidação de uma pedagogia construtivista e colaborativa, apoiada em aprendizagens autênticas.

 




1 comentário:
De lpedro a 3 de Março de 2011 às 12:07
Sounds great!


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds