Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012

Cabendo ao nosso grupo (1) uma atenção focalizada no papel do professor/formador e nas mudanças que se operam ao nível cognitivo e da sua função pedagógica, propomos agora uma reflexão sobre a forma como se deve integrar e utilizar a tecnologia em contexto de ensino e aprendizagem. No fundo, convidar-vos a juntarem-se a este “emaranhado” interessante de ideias/problemas que este vídeo suscita, tais como:

- que perfil a adotar perante alunos com necessidades tão diversas?

- como orientar os alunos para aprendizagens significativas ?

Parece-nos que uma das soluções passa pela estratégia do “Project-based learning”, a partir do qual se tenta estimular situações reais/simuladas de contextos de aprendizagem de índole construtiva e colaborativa, intra e inter grupos, colocando o aluno/formando no centro do seu processo de aprendizagem.

Isto levanta a questão da concessão de autonomia e liberdade de ação ao aluno mas, por outro lado, preconiza igualmente um perfil do professor muito diferente daquele que se continua a difundir. Mas como formar/atualizar os professores no sentido de assumirem o papel do ”inovador”, “iluminador”, “motivador”, “facilitador”? Que novas competências a adquirir enquanto professor do século XXI?

 



carlaponte às 01:29 |
editado por lpedro em 25/02/2012 às 14:27link do post | comentar
adicionar aos favoritos

14 comentários:
De jesus-anabela a 24 de Fevereiro de 2012 às 11:30
Olá!

Aproveito o intervalo...

Julgo que três linhas de orientação são essenciais no exercício da profissão docente:
-Inovação/Criatividade
-Reflexão/Pensamento crítico
-Partilha/Trabalho colaborativo.


De fpcr a 24 de Fevereiro de 2012 às 23:25
Concordo. Já escrevi algo que se adequa num texto colocado dias atrás sobre o tema A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, que tem alguns pontos em comum com este.
Pode parecer sem importância mas acho que devemos, os professores, voltar a dar importância à linguagem que usamos e que queremos que os alunos usem e compreendam. Digo isto porque muitíssimas vezes os alunos não compreendem o que lhes é pedido (para além de não serem capazes de distinguir por ex. expõe, descreve, relata, justifica, opina, indica, enumera, compara, etc, etc). o significado das palavras muda, elas não são muito usadas no dia-a-dia, as tecnologias prescindem delas e a situação é também esta. Parece a história do ovo de Colombo.


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds