Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012

Cabendo ao nosso grupo (1) uma atenção focalizada no papel do professor/formador e nas mudanças que se operam ao nível cognitivo e da sua função pedagógica, propomos agora uma reflexão sobre a forma como se deve integrar e utilizar a tecnologia em contexto de ensino e aprendizagem. No fundo, convidar-vos a juntarem-se a este “emaranhado” interessante de ideias/problemas que este vídeo suscita, tais como:

- que perfil a adotar perante alunos com necessidades tão diversas?

- como orientar os alunos para aprendizagens significativas ?

Parece-nos que uma das soluções passa pela estratégia do “Project-based learning”, a partir do qual se tenta estimular situações reais/simuladas de contextos de aprendizagem de índole construtiva e colaborativa, intra e inter grupos, colocando o aluno/formando no centro do seu processo de aprendizagem.

Isto levanta a questão da concessão de autonomia e liberdade de ação ao aluno mas, por outro lado, preconiza igualmente um perfil do professor muito diferente daquele que se continua a difundir. Mas como formar/atualizar os professores no sentido de assumirem o papel do ”inovador”, “iluminador”, “motivador”, “facilitador”? Que novas competências a adquirir enquanto professor do século XXI?

 



carlaponte às 01:29 |
editado por lpedro em 25/02/2012 às 14:27link do post | comentar
adicionar aos favoritos

14 comentários:
De lpedro a 27 de Fevereiro de 2012 às 23:42
Pois...
Então é assim: há um problema de base que, do meu ponto de vista, acaba por tornar estas discussões interessantes mas, se calhar, inconsequentes :) E isso é resumido de uma forma brilhante por Kieran Egan (1997:10): "In the case of the modern school, three distinctive aims have attended its development. It is expected to serve as a significant agency in socializing the young, to teach particular forms of knowledge that will bring about a realistic and rational view of the world, and to help realize the unique potential of each child.
These goals are generally taken to be consistent with one another, somewhat overlapping, and mutually supportive. (…) However, each of these aims is incompatible in profound ways with the other two. As with prisons' aims to punish and to rehabilitate, the more we work to achieve one of the schools' aims, the more difficult it becomes to achieve the others".
O livro de onde esta citação foi retirada é este: http://www.amazon.com/Future-Education-Reimagining-Schools-Ground/dp/0300110464


De jesus-anabela a 29 de Fevereiro de 2012 às 16:57
Olá!

Pois!...
Eu diria que as finalidades educativas são propostas no domínio do ideal, ou se quisermos da utopia. E o nosso propósito será irmos "tateando" as formas que melhor servem esses ideais. Egan deu o seu contributo ao estimular uma visão mais clara dos paradoxos...


De jesus-anabela a 29 de Fevereiro de 2012 às 16:58
E o nosso contributo, qual poderá ser???


De artur-ramisio a 1 de Março de 2012 às 01:29
Viva!
Eu diria que os três objectivos da dita escola moderna contêm tudo o que é essencial e que, embora distintos, não são incompatíveis: ser espaço importante para a socialização dos jovens, o que pressupõe a formação de pessoas no seu todo (princípios e valores humanistas e democráticos, sentido crítico, etc.), tornando-as capazes de serem interventivas na sociedade (no lugar de indivíduos formatados para a resignação e para se convencerem de que são autónomos); ser espaço para a aquisição de conhecimentos específicos, e ser espaço para que cada criança/jovem se conheça a si própria e ganhe auto-estima e confiança.
Ora, são objetivos desejáveis e perfeitamente compatíveis. A incompatibilidade está no desfasamento entre o discurso e a prática. Se a escola (sistema educativo) apesar das teorias com que enfeita o discurso incrementa práticas para mostrar resultados sem substãncia, nenhum dos três objetivos é sequer alcançado, ou se aposta unicamente na formação específica e relega para segundo plano a socialização, a formação cultural e as especificidades de cada aluno, obviamente que pode formar bons executantes de determinadas tarefas, mas com prejuízo da socialização e da autonomia de cada um.
Ou seja, na minha opinião a incompatibilidades só existe quando estes três objetivos não se trabalham em conjunto. São interdependentes e completam-se. Nenhum se alcança cabalmente sem os outros. A escola não deve ter como principal objetivo os resultados as medidas de aprendizagem, até porque esses mesmos resultados poderão ser muito melhores se todos os três objetivos forem trabalhados em simultâneo.


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds