Domingo, 26 de Fevereiro de 2012

 

Os livros digitais estão a ganhar terreno e a começar a fazer parte do quotidiano de algumas escolas (ver o exemplo do caso de França em que foram distribuídos iPads aos alunos do 6º ano).

Por outro lado é-nos descrita uma outra situação educativa em que é utilizada a biblioteca itinerante designada por Biblioburro.

Em jeito de provocação, e como último post , o grupo 1 partilha com todos, as seguintes questões:  

Será que a eficácia da aprendizagem depende da quantidade de tecnologia utilizada/distribuída?

Qual é o papel do professor nestas duas realidades distintas?

Qual a importância da criatividade no processo de ensino aprendizagem?

 



aldinacrodrigues às 23:57 |
editado por lpedro em 27/02/2012 às 10:10link do post | comentar
adicionar aos favoritos

13 comentários:
De paulo-duarte a 28 de Fevereiro de 2012 às 11:32
Viva,

Antes de mais, penso que voltamos à questão que já discutimos por diversas vezes, o que é a tecnologia por si só? Não é nada. Neste caso parece-me evidente que o facto de existir tecnologia não interfere na qualidade da aprendizagem, quanto muito interfere na forma como se aprende, mas sinceramente parece-me mais importante o conteúdo do que a forma. Sim, aceito e concordo que a tecnologia traz vantagens na facilidade e rapidez de acesso à informação, no caso dos livros digitais introduz ainda a interatividade e pode promover a criatividade, mas um mero livro de papel permite estimular a imaginação que com um livro digital é mais explícita e portanto menos individualizada. Se calhar estou a divagar um pouco, mas em resumo não creio que a quantidade de tecnologia influencie diretamente a eficácia na aprendizagem, acredito mais na eficiência dos métodos de ensino e da relação professor-aluno do que na tecnologia utilizada.
Quanto ao papel do professor este terá de se manter atual, terá de ser um aprendente ao longo da vida para que possa acompanhar a evolução não apenas da tecnologia mas também do próprio sistema educativo e da forma como os alunos aprendem que é diretamente influenciada pelos anteriores e pela sociedade. Pegando no que o Rui chamava de professores criativos, eu acrescentava professores atualizados e professores dispostos a aprender.
Por fim, a criatividade é sem dúvida importante no processo de ensino aprendizagem, mas sinceramente a criatividade já existia muito antes da tecnologia e a sua importância também.


De jesus-anabela a 1 de Março de 2012 às 21:37
Sobre a imaginação Kress (2003) desenvolve um argumento que acho de relevo. O autor considera que no contexto do livro ler significa preenchermos os elementos com significado associado à nossa imaginação. No contexto do ecrã, ler poderá traduzir um tipo de imaginação mais ativa:

"We are already in an era which may be defining imagination more actively, as the making of orders of our design out of elements weakly organized, and sought out by us in relation to our designs." (p. 59)


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds