Quarta-feira, 21 de Abril de 2010
Aproveitando a sugestão do Prof. Fernando Ramos, que subscrevemos, incluam ainda nos vossos projectos de tese os seguintes (2) aspectos:
- plano de contingência, que resulte de uma reflexão sobre o que pode correr mal no plano previsto (quais são os riscos mais importantes?) e como reagir se esses riscos acontecerem;
- plano de publicações (mínimo de 2/3 artigos) a submeter para publicação em revistas internacionais com revisão e credibilidade.
Cumprimentos,
LP e AM
Boa dica!
Há muitos constrangimentos que podem ocorrer em uma investigação, principalmente para a aquisição de dados. Em casos em que precisamos de liberação de instituições para frequentar e observar espaços institucionais ou privados, ou ainda quando de uma população, precisamos ter uma validação do convite à participação por pelo menos uma amostra. Há que se ter em mente quando não alcançamos as formas de chegar até os sujeitos do estudo ou aos espaços que se deseja investigar. Que plano B teremos na manga, na altura? E de que forma isto compromete a investigação inicial? Contudo, penso que em pesquisas em volta de fenómenos sociais, estes constrangimentos acabam por ser também um dado que brota da pesquisa.
Até mais!
Sannya Rodrigues
Comentar post