Segunda-feira, 7 de Fevereiro de 2011

Olá a todos!

Bem-vindos à UC de Multimédia e Arquitecturas Cognitivas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação.

Durante esta semana, e até à sessão presencial da próxima sexta-feira, lançarei alguns conteúdos para os quais solicito o vosso comentário/sugestão/crítica/you name it.

Para começar, gostaria de ler a vossa posição relativamente a este vídeo do Mike Wesch.

Boas discussões,

Luís Pedro


Who is Who: Interview with Mike Wesch
- Watch more Videos at Vodpod.



De fpkanitar a 7 de Fevereiro de 2011 às 22:10
COMENTÁRIO DO VÍDEO DA ENTREVISTA DE MIKE WESCH
Um vídeo interessante que evidencia, conforme Mike Wesch , que um grupo de alunos desenvolvendo tarefas em conjunto, isto é, compartilhando informações, pode desenvolvê-las de forma inteligente e obter resultados surpreendentes.
Como docente, vejo como uma aplicação em sala de aula, ensinando e motivando os alunos a criarem um espaço de aprendizagem onde possam compartilhar informações e obter respostas para suas dúvidas. Deve-se mostrar que todos os discentes são importantes, inteligentes e têm muito o que compartilhar com o grupo e retirar o receio do novo ambiente de aprendizagem, pois todos são especialistas em algum pequeno aspecto.
Outra parte da entrevista que considero interessante é que os estudantes devem mostrar o que estão estudando e/ou pesquisando pois, como consequência, poderão surgir novas oportunidades no seu estudo. A maior recompensa é que quando terminarem o curso, ao longo de suas vidas, estarão preparados e motivados para participar de forma activa e não como um elemento passivo.
Todos os aspectos num ambiente de aprendizagem compartilhada, de acordo com o entrevistado, são fundamentais no actual mundo globalizado, que foram progressivamente se tornando mais intenso com o advento da Internet, nomeadamente das redes sociais e devem ser considerados pelos docentes.
Considero este vídeo como um alerta aos profissionais da educação, para que possam através das novas tecnologias de informação e comunicação, estimular os alunos a utilizá-las a fim de que possam mostrar o seu potencial e capacidade de compartilhar os seus conhecimentos em vista de obter novas ideias e respostas para uma determinada questão.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds