Segunda-feira, 7 de Fevereiro de 2011

Olá a todos!

Bem-vindos à UC de Multimédia e Arquitecturas Cognitivas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação.

Durante esta semana, e até à sessão presencial da próxima sexta-feira, lançarei alguns conteúdos para os quais solicito o vosso comentário/sugestão/crítica/you name it.

Para começar, gostaria de ler a vossa posição relativamente a este vídeo do Mike Wesch.

Boas discussões,

Luís Pedro


Who is Who: Interview with Mike Wesch
- Watch more Videos at Vodpod.



De Célia Graça Lopes a 9 de Fevereiro de 2011 às 19:54
Nesta entrevista, o professor Michael Wesch, destaca a importância da inteligência colectiva, remetendo para a aprendizagem em grupo, da aprendizagem colaborativa, das comunidades de aprendizagem, dos ambientes de aprendizagem e da aprendizagem em rede, numa perspectiva anti-teaching.
Actualmente, aponta-se para abordagens activas, em que a aprendizagem é vista como um processo social que se desenvolve através da comunicação e da interacção com os outros, sendo o conhecimento construído a partir do confronto com as reacções e as respostas de outros elementos.
As estratégias colaborativas de aprendizagem activa e interactiva, assentando no diálogo e na partilha, no confronto de ideias e no feedback dos pares, aumentam o envolvimento dos aprendentes produzindo um maior empenho no processo de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva socioconstrutivista e conectivista.
Referiria ainda que a aprendizagem colaborativa potencia a inteligência individual e colectiva, onde o professor assume o papel de orientador, em que a aprendizagem é centrada no aluno, numa perspectiva proactiva e investigativa, sendo o aluno convidado a construir o seu próprio conhecimento, em rede e em colaboração com os pares. Neste contexto, a utilização de ferramentas da Web 2.0. constituem uma mais-valia. No entanto, e de acordo com o que é referido na entrevista os alunos desenvolveram competências digitais ao nível da utilização informal de certas ferramentas (redes sociais), mas quando utilizadas em ambiente de aprendizagem, por vezes, não têm ainda consciência de todo o seu potencial educativo. A escola deverá proporcionar espaços/comunidades de partilha e de permuta a todos os elementos da sua comunidade.
A questão da avaliação também é abordada no decorrer da entrevista, salientando-se a necessidade de repensar e reequacionar todo o processo avaliativo, nomeadamente ao nível dos métodos, instrumentos, objectivos e finalidades.
Pela análise desta entrevista e posicionando-me relativamente ao 1.º ciclo gostaria de deixar para reflexão as seguintes questões: Como potenciar a inteligência individual e colectiva dos aprendentes na produção do conhecimento? Como tornar o aluno consciente das suas faculdades cognitivas? Como promover a participação e a aprendizagem colaborativa, nas escolas (onde ainda reina o individualismo)? Como potenciar a interacção social dos aprendentes? Qual o papel da escola nesta era digital? Como potenciar a utilização das TIC, na aprendizagem colectiva do conhecimento? Qual a importância das relações pessoais na aprendizagem colaborativa e na socialização das aprendizagens?


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds