Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2011

Foi através dos Sinais (TSF) que econtrei este artigo da revista Science.

Vale a pena ouvir a reflexão de Fernando Alves aqui, bem como ler o artigo aqui.

O estudo não podia vir mais a propósito e enqudra-se nas nossas temática: o que fazer com tanta informação?




2 comentários:
De lpedro a 14 de Fevereiro de 2011 às 10:36
Muito interessante de facto. Obrigado pela partilha!


De m-manuel a 14 de Fevereiro de 2011 às 14:57
Muito interessante. Isto leva-me a questionar: - de quem é esta informação? Não serão sempre os mesmo a ter acesso a ela e a construí-la? Será que tanta informação corresponde a outro tanto de conhecimento? E na escola, o que se faz para os alunos terem acesso a esta informação e como a utilizam em prol do saber? Será que os próprios professores estão preparados para lidar com tanta informação, que até dava para chegar à lua? No 1º ciclo já temos construido alguns guiões para ajudar os alunos a procurar informação, construir saber com base nela e, sobretudo, expressarem o que aprenderam. É o que nós designamos por transferência de informação. Só é pena que não passem de situações pontuais, em casos de formação de professores. Possivelmente, assim que a formação acaba nunca mais voltam a realizar este tipo de tarefas. Penso que o trabalho de grupo terá que atender a esse aspecto - a apropriação das aprendizagens.


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds