Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2011
Foi através dos Sinais (TSF) que econtrei este artigo da revista Science.
Vale a pena ouvir a reflexão de Fernando Alves aqui, bem como ler o artigo aqui.
O estudo não podia vir mais a propósito e enqudra-se nas nossas temática: o que fazer com tanta informação?
De
lpedro a 14 de Fevereiro de 2011 às 10:36
Muito interessante de facto. Obrigado pela partilha!
De
m-manuel a 14 de Fevereiro de 2011 às 14:57
Muito interessante. Isto leva-me a questionar: - de quem é esta informação? Não serão sempre os mesmo a ter acesso a ela e a construí-la? Será que tanta informação corresponde a outro tanto de conhecimento? E na escola, o que se faz para os alunos terem acesso a esta informação e como a utilizam em prol do saber? Será que os próprios professores estão preparados para lidar com tanta informação, que até dava para chegar à lua? No 1º ciclo já temos construido alguns guiões para ajudar os alunos a procurar informação, construir saber com base nela e, sobretudo, expressarem o que aprenderam. É o que nós designamos por transferência de informação. Só é pena que não passem de situações pontuais, em casos de formação de professores. Possivelmente, assim que a formação acaba nunca mais voltam a realizar este tipo de tarefas. Penso que o trabalho de grupo terá que atender a esse aspecto - a apropriação das aprendizagens.
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