Olá
Republico aqui o texto que ficou no Tumblr esta tarde, por uma questão de organização da informação.
________________________________________
Depois de analisadas as informações básicas para o trabalho, o grupo do Enquadramento considera que há um facto relevante a ter em conta nesta fase:
Com as adequações impostas pelo processo de Bolonha, deixou de haver, em qualquer Universidade ou Politécnico, licenciaturas ditas “via ensino”. Isto tem aplicação desde 2007 (com algum delay em algumas instituições). Com excepção da Licenciatura em Educação Básica (cujo objectivo também não é formar professores, mas de onde sairão todos os Educadores de Infância e Professores dos 1.º e 2.ºCEB), deixou de haver licenciaturas vocacionadas (mais ou menos) para a formação de professores.
Esta adequação resulta da reestruturação do ensino superior à luz do Processo de Bolonha e do novo enquadramento legal que define as habilitações profissionais para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei nº 43/2007 de 22 de Fevereiro).
Assim sendo, onde ficou a formação de professores? Nos cursos de Mestrado.
Por isso, e depois de conversa com o Prof. Luis Pedro, será necessário redefinir o contexto da UC a criar, localizando-a nos cursos de mestrado da área da educação e não em contesto de licenciatura. O prof. Luis Pedro pediu que, não podendo ele, durante o dia de hoje, publicar esta informação, a fizéssemos chegar o quanto antes a todos (infelizmente o mundomac está em manutenção, por isso fica aqui).
Queremos realçar que isto não altera em muito o que está a ser feito já.
De qualquer forma, faz sentido introduzir essa alteração por duas razões:
i) pretende-se que o resultado final desta UC seja efectivo, daí a expectativa de termos o novo Director do Departamento (prof. Moreira) no dia da apresentação dos resultados;
ii) se virem os planos de licenciatura actuais (por exemplo os da UA), eles não têm qualquer orientação para a formação de professores (no caso da licenciatura em matemática, por exemplo, nem nas saídas profissionais se refere a hipótese de os licenciados poderem vir a ser professores…), o que inviabilizaria a lógica de integração e projecto que já se começou a desenhar.
O que aqui se pretende, neste trabalho, é uma discussão alargada sobre modelos de aprendizagem, logo sem sentido nesse contexto. Onde essa discussão acontecerá (mesmo aí, pouco…mas isso sou eu a dizer) é nos mestrados que vão servir para formar professores. Na lei, que citei há pouco, há já alguma informação sobre as áreas científicas e respectivos pesos que devem ter nesses mestrados, já que se uniformizou todo o processo de formação de professores. Ou seja, todas as instituições, com pequenas diferenças, terão que seguir esse modelo.
Estamos naturalmente disponíveis para discutir estas questões com os restantes grupos.
a_época_de_futebol_acabou_ontem
o_campeonato_acabou_para_o_scp