Sábado, 19 de Fevereiro de 2011

Desde o início do PD que falamos sobre a importâncias das aprendizagens quer decorram em ambientes formais, não formais ou mesmo informais. Já interiorizamos estes conceitos e percebemos o contexto em que decorrem. Nesta UC temos dois espaços de interacção: os nossos thumblrs e este blog, propostos com objectivos diferentes. É minha percepção que, sem perceber como nem porquê, institucionalizamos o blog, onde colocamos contributos mais trabalhados, sempre de uma forma mais cuidada e remetemos para uma componente não-formal, o espaço do thumblr, onde falamos/reflectimos/partilhamos o que nos vai na "alma" mas também (e acima de tudo) as temáticas desta UC, mas muito dentro da nossa zona de conforto.

Esta “situação” não seria necessariamente relevante noutro contexto mas, deixa-me a pensar… se isto acontece connosco, com responsabilidades acrescidas já que estamos a desenhar uma UC/projecto whatever, para promover a colaboração suportada nas tecnologias, como será num contexto autêntico?
Serei caça e caçador?



5 comentários:
De carlossantos a 19 de Fevereiro de 2011 às 22:02
Fátima, esta reflexão é muito interessante e é algo que me interessa muito no contexto do meu trabalho de doutoramento.
Será que o facto do Sapo Campus ser uma tecnologia fornecida pela instituição constitui uma barreira à sua utilização para actividades mais sociais e/ou pessoais? Ou será mais uma limitação decorrente do contexto em que se deu o vosso envolvimento nesta plataforma?


De fpais a 20 de Fevereiro de 2011 às 00:10
Olá professor!
Conforme deve imaginar não tenho resposta às questões que coloca:)!
No âmbito desta UC, durante a sessão presencial, o professor Luís Pedro abordou (e acordou-me) para o facto de a tecnologia não ser anódina. Sempre quis pensar a tecnologia de uma forma transparente, quando o enfâse é o utilizador final. Mas, bastou uma pequena “sinapse” para perceber que o prof. tinha toda a razão! Levando para outro campo, o simples facto de as tecnologias disponibilizadas serem open ou proprietárias dá pistas inequívocas sobre a corporate policy.
Sem o distanciamento que uma análise deste implica – estou a viver a situação e faço parte integrante dela – há claramente um peso considerável do factor institucional. O peso da componente institucional integrada numa UC é muito forte. Nesta situação em concreto penso que poderão existir outros factores. A avaliação, como falava hoje com outra colega, pode ser um deles…
Decorrente da minha experiência profissional, nos últimos 4 anos, percebi o peso da instituição. Não é certamente este o caso :) mas posso ilustrar, com dados com um grau de fiabilidade razoável, o peso (neste caso menos postivo) de um processo de institucionalização. O Ministério da Educação criou no Portal das Escolas uma área onde cada professor (depois de logado) poderia contribuir para um repositório de conteúdos educativos. Em quase 2 anos existem menos de 1600 recursos, em que mais de 50% vieram via centros de competência! Os professores até podem partilhar recursos em plataformas informais de acesso livre, mas o cenário muda radicalmente quando se considera a submissão no Portal das escolas!
Como disse no início não tenho resposta às suas questões... mas se quiser outras tantas questões, disponha!


De ricardoantunes a 20 de Fevereiro de 2011 às 00:11
Olá,

Só posso falar por mim, naturalmente, mas o simples facto de um ter sido criado por mim e o outro não terá alguma influência na questão. (E a importância que isto tem no âmbito do que estamos aqui a discutir nesta UC... a tal questão dos percursos já definidos ou não...).
Depois há o facto de este ser um espaço de grupo e o outro um espaço mais private ...embora mantendo a dimensão de partilha.

Acrescentaria aqui uma questão: se quando publicamos no blog estamos claramente a institucionalizar, isso significa que estamos, essencialmente, a comunicar com o professor (e em parte com o grande grupo). E quando publicamos no Tumblr , estamos a comunicar com quem? O grande grupo? O grupo interno? Outros?


De m-aresta a 20 de Fevereiro de 2011 às 16:08
Sou da equipa do Ricardo :)
Nas minhas "observações" tenho notado isso: os blogs da UA reflectem uma escrita mais académica, mais cuidada, enquanto que nos espaços "próprios" os utilizadores tendem a ser mais descontraídos.
Não me parece estranho que se adoptem comportamentos distintos em espaços institucionais e não institucionais. Parece-me, pelo contrário, coerente com os comportamentos que temos no mundo real: dependendo do contexto adoptamos uma ou outra forma de estar.
Também sinto o mesmo quanto aos blogs dentro do SCampus: aquele que eu criei, que é da minha responsabilidade, é a minha "horta" onde tenho liberdade de cultivar o que me apetece. No espaço comunitário sinto uma responsabilidade diferente, como se houvesse uma "linha editorial" invisível que fosse necessário respeitar.


De yuliyak a 21 de Fevereiro de 2011 às 10:46
Ola, Fatima! This is a really interesting discussion. And then, another question is, whether to teach students a formal course of how to use webtools in their teaching practices, or to teach them how to communicate and collaborate online... I guess we are all thinking about it, but the most important now is to finally come to certain conclusions and to proceed with our group work. How we do it, it only depends on us as a group and on our (effective) communication.


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds