Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012

 Caros colegas,  

O grupo 2 reuniu-se e discutiu a questão da parte colaborativa da nossa Wiki e da planificação da ação de formação e chegou às seguintes conclusões:

É preciso decidir qual e a modalidade da ação a ser dinamizada por todos e definir o número de horas para a sua operacionalização. 

É necessário que nos reunamos em plenário ou os porta-vozes de cada grupo, para que se decida quais os conteúdos-chave a serem desenvolvidos nos tópicos comuns da Wiki. O nosso grupo já fez algumas propostas, indicadas na página inicial da Wiki.

 

Enviámos desde já o seguinte mail ao professor:

 

"Estamos com algumas dúvidas em relação à modalidade e ao número de horas da ação de formação.

Após leitura da legislação e discussão em grupo, achámos por bem limitar a modalidade a uma oficina de formação ou curso de formação, e as horas entre as 25h e as 50h, contudo necessitávamos da sua opinião para estruturar a ação de acordo com a opção tomada."

 

Bom trabalho,

Anabela Jesus

Paulo Duarte

Regina Canelas

Rui Soares




6 comentários:
De carlaponte a 23 de Fevereiro de 2012 às 01:07
Olá a todos!

Tendo por base a " oficina de formação" (que nos parece ser a modalidade que melhor se adequa ao perfil e espírito da ação pretendida), bem como questões ligadas à legislação/acreditação da referida ação, terão de se contemplar necessariamente 50 horas de formação (nem todas presenciais).
Sendo assim, fomos avançando com sugestões de organização, metodologia e calendário para avançarmos com o desenho da ação a desenvolver. São apenas sugestões e , por isso mesmo, passíveis de serem alteradas, completadas, etc.

Em todo o caso, a modalidade de "círculo de estudos" também merece ser considerada pois permitiria uma promoção da reflexão sobre conceitos e práticas e consequente partilha de angústias/problemas no seio de um grupo mais restrito (máximo de 15 formandos) e a um nível mais metalinguístico ....

Ora, vejam lá a caracterização dos objetivos desta modalidade e digam de vossa justiça:
a) Implicar a formação no questionamento e na mudança das práticas profissionais;
...
c) Fortalecer a autoconfiança dos participantes;
d) Consolidar o espírito de grupo, a capacidade para interagir socialmente e para
praticar a interdisciplinariedade.


De artur-ramisio a 23 de Fevereiro de 2012 às 19:54
Olá Carla e demais colegas,

A minha formação de base é a de serralheiro e talvez também por isso me soe bem o termo "oficina", que por norma é um sítio de trabalho árduo, produtivo, onde se molda o aço e se forja a solidariedade (colaboração) e o sentimento de classe (espírito de equipa/comunidade). Isso mesmo: "oficina de formação".
Vamos construindo/reconstruindo ideias sobre a nossa tarefa e daí algumas pequenas notas sobre os objetivos:
a) Valorizar a importância das TIC atuais como importantes fontes de recursos didáticos e pedagógicos.
b) Reconhecer a necessidade da avaliação dos recursos tecnológicos digitais passíveis de serem utilizados como recursos didáticos.
c) Fomentar o espírito crítico relativamente à tecnologias (vantagens, desvantagens/riscos) e a preparação para o transmitir, de forma sustentada, aos alunos.
d) Consciencializar para a necessidade da formação contínua.
e) Promover a partilha de experiências, recursos e saberes entre a comunidade educativa.
f) Fomentar a interdisciplinaridade como prática educativa e metodologias de aprendizagem de caráter mais construtivista.


De fpcr a 24 de Fevereiro de 2012 às 21:58
Olá Artur e restantes colegas,
Penso que as questões b) e c) estão bastante adequadas. Talvez, na minha opinião, estejam um pouco vagas, ou seja, podem depois ser desdobradas, por exemplo, tendo em conta critérios definidos por uma equipa de peritos. O que quero dizer é que deve ser pensada qual a forma de saber o que é passível de ser recurso didático e, na questão c): fomentar o espírito crítico como? Com a leitura de uma lista de literatura especializada, videos, guiões, debates...
Obrigado pela partilha.


De fpcr a 24 de Fevereiro de 2012 às 21:49
Olá Carla e restantes colegas,
Quanto às questões, acho a "a)" bastante pertinente, mas eu diria implicar os formandos (não formação) no questionamento e na mudança das práticas profissionais em relaação a...................... (quê)
Pois mudar por mudar não basta. É preciso saber em relação a quê. Se um professor tiver bons resultados com um método dito tradicional deverá mudar?
As outras questões são secundárias, na minha opinião. Obrigado pela partilha.


De carlaponte a 25 de Fevereiro de 2012 às 13:07
Obrigada , Artur e Fernando, pelas sugestões valiosas!

Que tal irmos já inserindo essas mesmas propostas na Wiki? Assim poderíamos começar a organizar o formato da ação e direcionalizar o nosso raciocínio , focando-nos, enquanto grande grupo, em questões chave.


De fpcr a 27 de Fevereiro de 2012 às 00:07
Acho que sim.


Comentar post

Sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Artigos recentes

Avaliação MAC

Design thinking

Trabalho Individual

Critical thinking

Sessão de discussão a dis...

Livros Digitais. O Futuro...

Teaching in the 21st cent...

Wiki e trabalho da turma

A formação de professores

Plágio na era digital

Arquivo

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Arquivado em

2011_12

abertura

actividades

agradecimento

aha

alerta

aprendizagem

aprendizagens significativas

apresentações

áreas

arquiteturas cognitivas

avaliação

aviso

a_época_de_futebol_acabou_ontem

blogroll

bolsas

box

ciências sociais

cognição

colaboração

comentários

conferência

construtivismo

conteúdo

contributo

convergência

credenciais

critérios

critical

data

datas

deadline

debriefing

design thinking

distância

documentos

dúvida

educação

educação_inclusiva

ensino

era digital

esclarecimentos

espírito crítico

estratégias

estrutura

estudo_de_caso

et_voilá

fct

formação de professores

gbl

gee

geert

grupo 3

grupo2

grupo3

guiões

hello

hora

independence

iniciais

início

innovation

intellectual

interacção

investigação

james

jogos

keynote

layout

lidia

local

mac

margarida

metodologias

mie

mission_completed

mme

mmed

mmedu

motivation

mudanças

multimédia

negociação

notas

oliveira

organização

o_campeonato_acabou_para_o_scp

o_verdadeiro_post

ple

programa

progresso

sapo_campus

seminário

sessão_presencial

shutting_off_problems

sime

tecnologia

trabalho

tumblr

wiki

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds